sexta-feira, 6 de junho de 2008

vi sitter i ventrilo och spelar DotA

Quanto de audiencia uma música que fala de DotA pode conseguir? Em Sueco uns 8milhões de usuários pelo menos (quase a população do país).
Já a mesma música, letra alterada e em ingles (mas da pra ver a semelhança) 500 mil em 7 dias.

Curiosidade, o mesmo artista BASSHUNTER com o hit anterior em inglês Now you're Gone teve mais de 25 milhões de acessos, sendo um dos mais vistos do youtube UK (versão sueca, boten anna)

Mas o mais legal é ver a evolução, o primeiro video "geek", aí o vídeo high tech ainda em sueco, aí o hit de 25 milhoes de acessos, e o novo o All i ever wanted (vi sitter i ventrilo och spelar DotA) que já tá com cara que vai chegar nos 8milhões da versão sueca fácil.

E a história dele é interessante (igual de vários outros artistas) vivia com os pais no interior da Suécia, começou a brincar com música no computador, fez um pouquinho de sucesso no youtube, foi chamado pra discotecar em clubs locais e pronto, assinou contrato com a warner music (daí pra frente deve ter ficado mais fácil).

Me lembra muito o grupo Romeno O-zone, que também fez um puta de um sucesso a uns anos atrás. Porque as pessoas se interessam tanto por idiomas que não falam (pera aí vc não acha que os 8milhões de acessos da música em sueco vem tudo da Suécia, né?), okay, são musicalmente harmonicos, mas só isso basta?

É toda essa internacionalização, velocidade da informação, e possibilidade de escutar (e ver) o que pessoas com os mesmos interesses que vc estão ouvindo, só que em outro lugar, em outra lingua.

Mas convenhamos, falando da mesma coisa, sentado no "quarto" jogando DotA, não é dificil imaginar isso em qualquer lugar do mundo, da India ao Brasil. Já as músicas de amor citando meios tecnológicos também não é incomum (o O-zone já falava disso na música deles). E é parte da vida de qualquer jovem dos dias atuais.

A globalização da informação não pode ser culpada por termos as mesmas vontades e necessidades nos 4 cantos do mundo, já quanto a querermos o mesmo celular, escutar a mesma música, e comer na mesma lanchonete, cá entre nós, tem sua parcela de culpa (parcela).

Pra quem quer saber o que é ventrilo!

Olha o vídeo DotA!

Um comentário:

Juliana disse...

vi sitter här i venten och spelar lite dota