terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A felicidade

"felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes."

Se tem algo que realmente nao se encaixa, eh esse estado duravel de plenitude. Como pode? Nao tem como o meu estado ser mais duvarel e mais pleno do que eh. Pelo menos essa consciencia tenho.

Vida profissional, check.
Vida afetiva, double check. :)
Todos os outros pormenores, check.

Entao por que eh que eh tao dificil entender o significado da felicidade? E por que essa sensacao de nunca a ter vivenciado?

Por que essas inumeras interrogacoes se a racionalidade mostra que esta tudo tao perfeito? Deve ser justamente porque nao eh algo racional, eh emocional. E porque ainda por cima o perfeito nao existe.

Talvez a definicao esteja errada. Estado duravel? Sera mesmo? Talvez esteja me enganando, me fazendo de coitado. Posso ateh estar negando, soh pra ser opositivo. Soh sei que quero sentir a felicidade, de alguma forma.

Fazer com que aquele momento que acordo e olho nos seus olhos, ou quando mando um email resolvendo magicalmente todos os problemas do trabalho, ou mesmo quando sorrio pra alguem na rua, durem mais que aqueles milesimos. Pois que a felicidade esta nas pequenas coisas, eu nao serei o primeiro a dizer, mas que a felicidade esta na forma como guardamos essas lembrancas, pode ateh ser.

Se gravarmos uma lembranca de que aquela situacao nos fez feliz, ou que aquela determinada pessoa sempre nos melhora o humor com um sorriso, e resgatarmos frequentemente esses momentos. Revisitando essa sensacao tao curta, talvez prolonguemos essa sensacao, criando assim um estado duravel. E se ainda por cima entendermos que essa sensacao mesmo curta, eh o suficiente pra nos dar seguranca na vida, nas decisoes. Ai sim chegamos mais perto da felicidade, pois autoconfiantes conseguimos apenas com essas lembrancas sentir toda aquela coisa boa sem ficarmos nos questionando.

Nenhum comentário: